sábado, 15 de novembro de 2008

Marketing Político português

Aqui vai um clipe - belo por sinal - com jingle e imagens do então candidato a 1º ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, que ocupara o cargo por cerca de 1 ano via indicação do partido e que tentou retornar pelo voto popular nas eleições legislativas de 2005. Vale salientar que ele entrou por indicação do partido que pertence, o PSD, após o Partido ( que tem esse poder ) ter demitido o primeiro-ministro Durão Barroso. Como primeiro-ministro, Santana não chegou a passar mais que 12 meses já que por ter feito demissões no alto escalão do governo português, desagradou o partido que o demitiu sumariamente. A letra desta música de campanha aborda exatamente esta perda da possibilidade de trabalhar por Portugal. É boa, bem emotiva, mas não conseguiu conduzi-lo novamente ao palácio presidencial pois o candidato do outro partido forte de Portugal venceu as eleições.
Tem outros elementos comuns às campanhas feitas aqui no Brasil como a adoção de um apelido político, O Santana foi batizado de Menino Guerreiro. É bem interessante analisar as peculiaridades, mas sobretudo as semelhanças entre as campanhas políticas nos países mundo afora:



E abaixo temos um vídeo que caracteriza bem a personalidade aguerrida de Santana Lopes. Numa entrevista a um canal de televisão português, respondendo aqui como líder do Partido Social Democrata, o jornal interrompeu sua entrevista no meio de uma resposta para mostrar a chegada ao aeroporto do técnico da Inter de Milão que treinava à época o Chelsea da Inglaterra. Emfesado (com razão convenhamos) com a interrupção, Santana se recusou a continuar a entrevista e deixou a âncora do jornal numa saia-justa.

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