terça-feira, 23 de setembro de 2008

Criatividade sem limites..

Um recurso que pode, num determinado momento, chacoalhar uma eleição ou uma tendência estabelecida é o recurso do humor. A publicidade brasileira se destaca mundialmente por sua inventividade e irreverência como meio de evocar a atenção dos consumidores para o produto propagandeado. E numa eleição, devido à sua natureza, essa postura é evitada e preterida pela formalidade e pela retórica tradicional nas campanhas majoritárias. Porém, apesar de ser uma iniciativa com um risco relevante de não ser completamente digerida pela opinião pública ou até mesmo de sofrer restrições por parte da justiça eleitoral, é algo que pode dar maior relevo e fixar um argumento ou crítica ao adversário e ter uma repercussão de dimensões inatingíveis por peças convencionais. O maior exemplo de êxito alcançado por essa estratégia na história do Marketing Político no país foi, sem dúvida, a vitória de Marconi Perillo (PSDB) frente à Íris Resende ( PMDB ) na disputa pelo governo de Goiás em 1998. O sistema liderado hegemonicamente por Íris comandava o Estado há 16 anos e o então governador Maguito Vilela possuia uma boa avaliação administrativa. Irís iria para o 3º mandato como Governador e ainda deixaria a esposa como Senadora já que ela era a sua suplente. Nesse panorama, o perspicaz Chico Santa Rita (marketeiro de Perillo), não titubeou e disparou contra esse continuismo e monopólio político através do personagem de Pedro Bismarck, o Nerso da Capetinga, que simplesmente aniquilou as pretensões do então "Dono do Goiás", abordando de forma cômica todas as contradições desse sistema político. Certamente, se as mesmas críticas fossem feitas de maneira formal, corriqueira, o impacto seria ínfimo a favor de Marconi, que começara a campanha com 5 pontos de intenção de voto contra 60 de Resende..
Apreciem:
Criticando o continuismo :


Logo em seguida, a panela sendo usada para condenar o nepotismo:



Daí, o estrago já feito, a justiça eleitoral proibiu usar a panela, e aí numa sacada sensacional, eles tocaram na ferida com mais precisão e irreverência. O estrago foi maior ainda:


Outro fulminante:



Outras peças, aqui: http://www.youtube.com/user/euvotonocidinho

Um comentário:

Gustavo Fleury disse...

Fantastico!!! O Chico Santa Rita é o maximo mesmo!!!! Vejam o que é possivel fazer com pouco recurso e muita idéia na cabeça!!